• Elite Curiosa no Facebook!
  • Elite Curiosa no Google+
  • Siga-nos no Twitter
  • Acompanhe o nosso Feed
  • #
segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Levitando gotículas com o som, incrível (e útil)

1 comentários



A levitação é uma coisa muito legal, e uma ferramenta científica muito útil. Pesquisadores usam o processo para testar diversos medicamentos e em que estado - cristalino ou solúvel - eles seriam mais eficazes.

Quando tomado ao nível molecular, os produtos farmacêuticos são ou amorfos ou cristalinos. Drogas amorfas são mais facilmente dissolvidas e tem uma biodisponibilidade mais elevada, o que significa que a proporção ou a dose do remédio necessária para obter o efeito desejado é mais baixo.

Pesquisadores do Laboratório Nacional Argonne, em Chicago estão experimentando a levitação técnica no desenvolvimento de medicamentos, o líder do estudo Chris Benmore disse a WiredUK :
"Um dos maiores desafios quando se trata de desenvolvimento de medicamentos é em reduzir a quantidade de droga necessária para atingir o benefício terapêutico, seja ele qual for."

Assim, o objetivo do processo é testar a eficácia de medicamentos. Para descobrir, cada versão tem de ser evaporada, mas na maioria das vezes as soluções que são evaporados num recipiente transformam-se também em formas cristalinas. Assim, para obter o teste mais eficaz, os líquidos necessitam ser evaporados, sem tocar em nada. Então se inicia o processo de levitação acústica.

A NASA utiliza levitação para simular a microgravidade, da mesma forma Benmore simplesmente adaptou a técnica com a finalidade de criar amostras farmacêuticas virgens.
O levitador utiliza dois pequenos alto-falantes, perfeitamente alinhados um em cima do outro. Elas geram ondas sonoras em torno de 22 kHz e como os alto-falantes estão alinhados, são criados dois conjuntos de ondas sonoras que perfeitamente interferem uma com a outra, o que é conhecido como uma onda estacionária.
Em determinados pontos ao longo da onda, não há transferência líquida de energia. A pressão acústica das ondas sonoras anula os efeitos da gravidade que é o que faz com que objetos leves se levitem, como você vai ver no vídeo abaixo:



Fonte: Dvice via Wired.co.ukGeeksAreSexy

Ainda não curtiu? Curta e fique ligado nas novidades!
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Tai!! Garanto que aprenderam com os extraterrestres. Deve ser o mesmo princípio das naves espaciais!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas