• Elite Curiosa no Facebook!
  • Elite Curiosa no Google+
  • Siga-nos no Twitter
  • Acompanhe o nosso Feed
  • #
segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Robô é capaz de se auto-reconhecer no espelho

0 comentários

Essa auto-consciência representaria um passo em direção ao objetivo final dos robôs pensantes.
Nico, desenvolvido por cientistas da computação da Universidade de Yale, vai passar por período de teste nos próximos meses.
O objetivo final é que Nico use um espelho para interpretar objetos à sua volta, do mesmo modo como os seres humanos usam um espelho retrovisor para olhar para os automóveis.
"É uma tarefa de raciocínio espacial para o robô a entender que seu braço não está do outro lado do espelho", diz Justin Hart, lider dos estudos.
Até agora, o robô foi programado para reconhecer um reflexo de seu braço, mas em última análise, o Sr. Hart quer o "teste do espelho por completo".
O teste foi desenvolvido originalmente em 1970 e tornou-se o teste clássico de auto-consciência. Mas geralmente é realizados em animais, onde é dado um tempo para  que ele se acostume com o espelho.
A reação do animal ao seu reflexo é usada como um indicador de sua auto-consciência, com base em inspecionar seu próprio corpo, ou reagir como se ele não parecesse si mesmo.

Até o momento, apenas algumas espécies não-humanas passaram por estes testes, incluindo alguns primatas, elefantes e golfinhos. Bebês humanos são incapazes de passar no teste até que atinjam 18 meses de idade.
Cada vez mais os cientistas têm usado testes similares para analisar a auto-consciência em robôs, mas nenhum ainda programou um robô para reconhecer plenamente a si mesmo a partir de sua aparência.
Um estudo realizado em 2007 mostrou um robô capaz de distinguir movimentos em um espelho, classificando pixels.
Estudos posteriores observavam como um robô era capaz de imitar tarefas de outros robôs e, mais recentemente, o robô QBO foi programado para reagir a diferentes imagens - respondendo a imagens específicas de si mesmo com a frase: "Este é você, QBO".
Sr. Hart, que está trabalhando no projeto com seu supervisor Brian Scassellati, vai publicar suas descobertas na primavera.
"Este é um passo importante, mas não é o fim do jogo de inteligência artificial, é apenas um passo ao longo do caminho", disse ele.
Fonte: BBC News


Fiquem ligados no FACE!





Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas