• Elite Curiosa no Facebook!
  • Elite Curiosa no Google+
  • Siga-nos no Twitter
  • Acompanhe o nosso Feed
  • #
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 mitos sobre Ninjas

0 comentários
Aprenda alguns mitos históricos sobre esses guerreiros de habilidades incríveis. O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes.
Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.
10. NINJAS SÃO APENAS UM MITO
Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.
9. NINJAS CONSEGUEM PARAR UMA ESPADA USANDO SUAS MÃOS
Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.
8. O UNIFORME DOS NINJAS É PRETO E ELES SEMPRE USAM MÁSCARAS
Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.
7. NINJAS PODEM “DESAPARECER”
A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.
6. NINJAS CONSEGUEM MATAR COM APENAS UM TOQUE
Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.
5. NINJUTSU É O NOME DE UM TIPO DE LUTA
Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais. Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budō Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:
  • Seishin-teki kyōkō (refinamento espiritual)
  • Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
  • Kenjutsu (luta com espada)
  • Bōjutsu (luta com cajado)
  • Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
  • Sōjutsu (luta com lança)
  • Naginatajutsu (luta com naginata)
  • Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
  • Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
  • Hensōjutsu (disfarce)
  • Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
  • Bajutsu (equitação)
  • Sui-ren (treinamento aquático)
  • Bōryaku (tática)
  • Chōhō (espionagem)
  • Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
  • Tenmon (meteorologia)
  • Chi-mon (geografia)
4. SHURIKENS SÃO USADAS PARA MATAR À DISTÂNCIA
Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.
3. NINJAS USAM APENAS ARMAS JAPONESAS ANTIGAS
Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas.
2. NINJAS PRECISAM SER FORTES E RÁPIDOS
Na verdade, o verdadeiro esquema do ninjutsu é usar seu corpo da maneira correta, seja você magro, gordo, alto, baixo, forte ou fraco. Tudo é questão de saber o efeito que você pode provocar no oponente movendo-se da forma que lhe é possível. E não há necessidade de velocidade. Sendo calmo, é possível dominar seu atacante.
1. PIRATAS VS NINJAS
Esse é um debate travado via internet. Tudo isso por causa de um vídeo difundido no YouTube. A verdade é que não há registros de batalhas entre piratas e ninjas. Eu aposto minhas fichas nos ninjas.

Créditos:listverse

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas